sexta-feira, 29 de maio de 2009

Moda? Afff ¹²³

Well, a semana foi um tanto cruel. Percebi que meu curso, REALMENTE, não é tão bem visto pelas pessoas. Já sofri preconceito, inclusive de alguma pessoas de minha família, em relação ao Design de Moda. Seres que acreditavam que essa faculdade seria fácil e que minhas cadeiras seriam Desenho, Costura à mão, Costura à máquina, Bainha I, etc. Vê se eu posso.

Aqui em casa, graças a Deus, isso não ocorre. A correria do Grau A fez meu pai chegar e dizer "Eu sei o quanto tu estás trabalhando, te esforçando. O dinheiro está sendo bem aproveitado, eu sei :)". Fiquei tão feliz quando ele disse isso. Ainda mais que ele mesmo disse "Eu só deixei de te acordar, encher a paciência nos finais de semana porque quero que tu descanse. Tu merece". Sessão fofa: OOOOOOOOOOOOOOOOOOOUN. Acredito que tenha sorte. Pais de algumas colegas mal se interessam pelo o que elas fazem e, como aconteceu à uma de minhas amigas, só meses depois de começar a faculdade perguntaram que tipo de aulas tinham. Parece que ninguém leva fé em nós. ;/

Nessa semana, me deparei com outra situação dessas. Perguntaram-me na van o que eu fazia, se estava cursando Direito. Simplesmente, respondi que "Não, faço Moda". Sabem qual foi a resposta? "Ahhhh (cara de desinteresse)... todo mundo faz moda (revirando os olhos)". Eu fiquei tão espantada. Tem algum problema em fazer Faculdade de Moda? Acredito que não somos aberrações, muito menos fúteis (com exceção de alguns estudantes que dão má fama ao nosso curso e profissionais). Fiquei bufando o dia inteiro. Segundo minha mãe, tinha de ter partido pra resposta "ignorante", mas nem conhecia a criatura. Me julgar pelo que faço ou por acreditar que sou de tal e tal jeito, não era desculpa para aquela atitude (tenho mania de levar tudo pro lado pessoal e duvido que vá mudar isso).

Apesar de querer voltar lá e dizer um monte de barbaridades à pessoa, eu percebi que a função de informar as pessoas, mostrar o quanto elas estão equivocadas em relação à minha futura profissão é minha. Dependerá de mim mostrar-lhes que Moda não é fútil, não é só desenhar e costurar, não é só fazer um desfile, não é só glamour. É mais trabalho do que qualquer outra coisa. Por isso que me preparo; por isso que estou na faculdade. Eu devo estar preparada para mostrar que a Moda não é nada do que os outros pensam. Mostrar não, esfregar na cara. Assim, vão aprender a respeitar. É, eu sou um tanto malvada :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário